
Somos uma comunidade de fé cristã com fundamentos anabatistas, que tem como objetivo pregar o o evangelho de Jesus Cristo, formar discípulos de Jesus e nos fortalecer mutuamente como família de Deus, praticando o amor e a unidade.
MENONITAS: Quem e por quê?
A Igreja Menonita teve seu início durante a Reforma do século XVI, no dia 21 de janeiro de 1525.
A Reforma colocou novamente em pauta: a Bíblia como autoridade máxima em matéria de fé e
prática, a justificação pela fé e o sacerdócio de todos os crentes. Os primeiros organizadores da
Igreja Menonita, Conrado Grebel e Félix Manz na Suíça e Menno Simons na Holanda, frisaram a
Verdade e o Espírito como características fundamentais da Igreja baseada no Novo Testamento.
Da Reforma do século XVI desenvolveram-se quatro grandes ramos novos da igreja: a Igreja
Luterana, a Igreja Reformada (no Brasil conhecida como Presbiteriana), a Igreja da Inglaterra
(Anglicana) e os Anabatistas dos quais surge a Igreja Menonita.
A Igreja da Inglaterra conservou muito das formas exteriores e do ritual da Igreja Romana, ao
mesmo tempo que desenvolveu a doutrina bíblica da salvação pela graça por meio da fé. Os
luteranos da Alemanha e dos países Escandinavos foram mais longe no seu programa de reforma,
dando mais ênfase a justificação pela fé e separando-se mais completamente de Roma. Os
Reformadores da Suíça, França, Holanda e Escócia insistiram ainda mais radicalmente do que os
luteranos, para eliminar toas as formas romanas de adoração. E, o propósito dos anabatistas
preocupados com reformas ainda mais radicais, foi voltar a Igreja Apostólica para obter seus
padrões, rejeitado inteiramente não apenas o corpo da tradição eclesiástica, mas também todo o
sistema da Igreja Oficial unida com o Estado, assim como o batismo ministrado as crianças.
O Anabatismo
O estímulo inicial ao Anabatismo originou-se do reformador Zwinglio, da cidade de Zurique, na
Suíça, durante os anos de 1519 e 1523. No fim do ano de 1523, alguns de seus colegas
universitários, como Conrado Grebel e Felix Manz, começaram a sentir que Zwinglio estava
olhando mais para a aprovação dos senadores de Zurique do que seguir resolutamente as claras
diretrizes da Palavra de Deus.
Grebel e seus amigos insistiram que Zwinglio levasse avante seu programa original e rejeitasse o
batismo de crianças. Eles queriam estabelecer imediatamente, congregações livres de discípulos
dedicados, batizados após uma profissão de fé em Jesus e que seguiam a nova vida. Por um pouco
mais de um ano, Grebel tentou em vão persuadir Zwinglio a lançar um programa do mesmo estilo
do libro dos Atos dos Apóstolos.
Consequentemente, Conrad Grebel, Jorge Blaurock, Felix Manz e outros 12 homens, iniciaram o
batismo dos crentes no dia 21 janeiro de 1525, surgindo assim o anabatismo, ou movimento
anabatista. O nome anabatistas, ou rebatizadores, foi dado a esse grupo pelo fato de rebatizarem as
pessoas por não aceitarem o batismo de crianças, mas somente o de crentes convictos, em Jesus
Cristo. Vários outros grupos surgem a partir desse movimento, sendo os irmãos hutteritas um deles,
e em especial o que hoje é conhecido como menonitas – Igreja Menonita.
O termo “Menonita” originou-se de Menno Simons, um ex-sacerdote católico que se uniu ao grupo
de anabatistas holandeses em 1536. Durante 25 anos ele pastoreou as igrejas espalhadas pelo
noroeste da Alemanha e principalmente norte da Holanda (Friesland), orientando sabiamente o
movimento.
A Perseguição
A partir de 1525 existiram numerosas igrejas de anabatistas na Suíça e no Sul da Alemanha. Elas
cresceram em número muito rapidamente não apenas nessas regiões como também no noroeste da
Alemanha e Holanda, e, no leste, na Áustria. A perseguição começou imediatamente por recusarem
a batizar suas crianças e a sua oposição ás igrejas oficiais ligadas ao Estado.
Milhares desses cristãos sinceros morreram queimados, afogados ou mortos à espada. A tortura foi
largamente usada na quebra de vontade e obtenção de informações sobre os irmãos e suas
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atividades. Em geral essa feroz perseguição foi bem-sucedida na exterminação da irmandade.
Porém pequenos grupos conseguiram sobreviver na Suíça, no noroeste da Alemanha e Holanda.
Completa tolerância não foi alcançada em certos países, como Suíça por exemplo, até o século XIX.
Hoje
Em 1607, separatistas fugidos da Inglaterra por causa das perseguições naquele país, chegaram à
Holanda e entraram em contato com os menonitas.
Os ingleses que foram influenciados pelo ponto de vista anabatista, fundaram em 1612 a primeira
Igreja Batista (ou Anabatista) da Inglaterra. Destes primeiros batistas ingleses precederam os
demais batistas que fundaram muitas Igrejas no mundo da língua inglesa, como também, nos
tempos modernos, em muitos outros países.
Durante os séculos XVIII E XIX, milhares de menonitas de origem suíça e holandesa, muitos deles
da Rússia, para onde imigraram no século XVIII a convite da czarina Catarina a Grande,
procurando obter completa liberdade religiosa, estabeleceram-se na América do Norte. Lá os
menonitas cresceram e hoje no Canadá e Estados Unidos há mais de 650.000 membros, de acordo
com a estatística do Congresso Mundial Menonita (2018).
No início do século o maior grupo de menonitas estava localizado no Canadá e Estados Unidos. Em
1978, 2/3 dos menonitas viviam no Hemisfério Norte, e apenas 1/3 no Hemisfério Sul. De lá para cá
as igrejas menonitas no Hemisfério Sul têm crescido muito mais que no Norte, principalmente na
África e Ásia, a ponto de em 2018 (40 anos depois), 2/3 dos menonitas vivem Hemisfério Sul e 1/3
no Hemisfério Norte, de acordo com as estatísticas do Congresso Mundial Menonita. Hoje, 2018, o
total de menonitas ao redor do mundo é de aproximadamente 2.131.100 em 85 países em todos os
continentes do mundo. A presença dos menonitas hoje ao redor do mundo é resultado de imigrações
e da expansão missionária.
O Desafio da Fé Bíblica
Para os menonitas, a verdade cristã é eterna e imutavelmente confiantes na autoridade da Bíblia em
guiar e orientar a vida, eles aceitam toda a Bíblia como a inspirada Palavra de Deus, inerrante em
seus conselhos e autorizada em seus mandamentos. O Novo Testamento é decisivo em sua
autoridade sobre o Velho Testamento, e a pessoa de Jesus Cristo, “O Verbo que se fez carne” é o
critério para toda a interpretação bíblica.
Para que a letra bíblica se converta em ação há necessidade de explicações práticas. Para os
menonitas a congregação é considerada como o lugar onde a Bíblia pode explicar-se melhor.
Quando os irmãos se reúnem em busca comum para soluções de seus problemas nas escrituras; é
que, o Espirito Santo fala claramente à sua vida comum e atual.
Aqueles que desejam relativismo teológico não o encontrarão na Bíblia. Os princípios das
Escrituras devem ser aplicados à vida de hoje. O homem não pode ignorar o que a Palavra de Deus
requer dele. A mensagem da Igreja deve ser, portanto, a Palavra do Senhor, sem adição ou
subtração.
A Igreja Evangélica Menonita adota as grandes doutrinas evangélicas da Bíblia em comum com
todas as igrejas de Cristo. Como parte da família das igrejas cristãs, os Menonitas dão testemunho
de sua fé realçando os seguintes princípios desafiantes:
A Comunidade Voluntária
A Igreja do Novo Testamento é uma comunidade voluntária. É composta de pessoas, que por
decisão própria, renunciam todo o procedimento do mal e rendem suas vidas em obediência ao
domínio e senhorio de Jesus Cristo. A vida comum na Igreja consiste no louvor e no viver de Seus
ensinamentos. E, a ética do amor de jesus rege as relações fraternais.
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A igreja do Novo Testamento, sendo uma comunidade voluntária sob o senhorio de Jesus Cristo, é
diferente e separada do Estado. No Estado todos ingressam normalmente, como cidadãos, pelo
nascimento natural, enquanto que na igreja, é preciso “nascer de novo”. O Estado inclui todos,
enquanto que a igreja é formada apenas pelos discípulos de Jesus Cristo. O Estado tem um chefe
humano e a Igreja um Senhor e Rei divino.
O Estado é controlado pela lei civil, enquanto que a Igreja é controlada pela Palavra de Deus. As
punições do Estado incluem a perda de propriedade, da liberdade e até mesmo da própria vida, ao
passo que a punição mais severa que a Igreja aplica é excluir a pessoa da comunhão com os irmãos.
A tarefa da Igreja é de proclamar as boas novas da salvação, o perdão e reconciliação que liberta
econômica, social e espiritualmente, para que os cativos, os cegos e os oprimidos alcancem novas
oportunidades e dignidade em Jesus Cristo.
Assim, uma vez que a Igreja como uma comunidade voluntária está sob o domínio e senhorio de
Jesus, nenhum outro organismo tem autoridade sobre ela
A Igreja e o Estado devem respeitar-se mutuamente, cientes que Jesus é o Senhor de todos.
Testemunho sem reserva o cristão é identificado pelo seu andar, a sua confissão do nome, vontade e
ensinamento de Jesus. O batismo cristão é testemunho da entrega pessoal e sem reserva ao domínio
e senhorio de Jesus Cristo. É o arrependimento do pecado, da morte à velha vida pecaminosa e da
ressurreição espiritual para uma nova vida em tipo e qualidade.
Essa vida é um novo modo de viver. É lealdade única para com o Senhor Jesus Cristo. E um
compromisso que assume a responsabilidade da prática de amor para com os irmãos na Igreja. E
seguir como um discípulo a ética do Reino de Jesus. Hans Denck, um anabatista do século XVI,
disse, “Ninguém pode conhecer Jesus verdadeiramente a menos que o siga na vida.” A Igreja
Menonita batiza somente discípulos adultos e responsáveis, após a profissão de fé no Senhor Jesus.
A salvação de crianças, como de todos, depende de algo mais significativo do que a aplicação de
água no corpo. Não é o batismo, mas o sangue de Jesus que purifica do pecado. Da mesma maneira
que Adão com seu pecado, trouxe pecado e morte a raça humana, Jesus, pela sua morte, trouxe vida
à humanidade toda.
As crianças, em seus primeiros anos e antes de atingirem a idade de compreensão do bem e do mal,
são salvas pela graça em consequência da natureza universal do sacrifício de Jesus Cristo. Jesus
falou dela, “ dos tais é o reino de Deus”.
A Ética do Amor
O amor cristão é mais do que mera emoção ou sentimento. É também uma decisão sincera, para se
fazer somente o que for bom ao próximo, chegando mesmo ao ponto de sacrifício próprio, o que
sempre significa o completo abandono da força como um método nas relações humanas.
Os menonitas adotam como ética ideal, o amor incondicional e a não resistência aqueles que lhes
fariam mal. Eles consideram a providencia de Deus Todo Poderoso capaz de cuidar deles e
acreditam que Sua graça pode capacitá-los a suportar qualquer coisa que Deus lhes possa mandar.
Eles insistem em amar, amigos ou inimigos, entendendo que somente o amor pode transformar um
inimigo em amigo, a qual nunca é conseguido pela força.
Os menonitas adotam como ética ideal, o amor incondicional e a não resistência aqueles que lhes
fariam mal. Eles consideram a providencia de Deus Todo Poderoso capaz de cuidar deles e
acreditam que Deus Todo Poderoso capaz de cuidar deles e acreditam que Sua graça pode capacitá-
los a suportar qualquer coisa que Deus lhes possa mandar. Eles insistem em amar a todos, amigos
ou inimigos, entendendo que somente o amor pode transformar um inimigo em amigo, o qual nunca
é conseguido pela força.
Os Menonitas evitam o uso do litígio ou o processo jurídico contra seu próximo, nos tribunais
públicos. Juramentos, básicos ao processo jurídico, como afirmações entre pessoas discutindo ou
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desconfiantes de um e de outro, não testificam da ética do amor cristão. Jesus ensina que é
suficiente dizer a verdade simples e sinceramente. E, promessas sob juramento são improprias para
pessoas limitadas e incapazes de tornar seus próprios cabelos brancos ou preto. Problemas e brigas
devem se resolver no espirito do amor e perdão.
O cristão serve como embaixador de seu Senhor, Jesus Cristo e procura convencer os homens a se
reconciliarem com Deus. O cristão faz sua contribuição a sociedade, primeiro, mediante obras de
amor, antes de servir como um magistrado, polícia ou militar. A mais completa violação do amor
cristão é a guerra e o uso de armas em conflitos nacional ou internacionais.
Conrado Grebel disse, “ Os verdadeiros cristãos não usam a espada secular, nem participam de
guerras. Entre eles o morticínio terminou definitivamente, pois já não vivem o antigo testamento.
Homens que aceitam o Evangelho já não procuram a defesa na espada.”
Menno Simons disse: “Essas pessoas nascidas são filhos da paz que das espadas forjaram lâminas
de arados e das lanças fizeram foice. Já desconhecem a guerra; as lanças e as espadas deixam aos
que não fazem diferença entre o sangue humano e sangue animal”.
Os Menonitas praticam o que eles chamam auxílio mútuo, isto é, eles auxiliam uns aos outros em
todo e qualquer caso de necessidade, mesmo quando tal assistência seja custosa. Essa atitude de
carregar as cargas uns dos outros é o cumprimento da lei de Jesus do amor ao seu próximo.
A ética do amor também requer ajuda e assistência social cristã. A penúria dos pobres, dos
sofredores e dos desabrigados deve despertar a compaixão dos que vivem em abundância. No
Brasil, a Igreja Menonita promove obras sociais e beneficentes através da Associação Menonita de
Assistência Social –AMAS, mais especificamente no Estado do Paraná.
Discípulos de Jesus
A vida do discípulo de Jesus envolve a negação de si mesmo. Ele vive modestamente pela fé na
providencia de Deus. O egoísmo, luxo e ostentação não fazem parte da vida do discípulo sob o
senhorio de Jesus. A riqueza que se possui não deve ser encarada como propriedade que se tem,
mas como dádiva de Deus para ser usada em Sua honra, para a obra da Sua Igreja. Na Igreja todos
são discípulos de Jesus e nenhuma distinção baseada em qualquer fator terreno deve ser
significante. Nem riquezas, nem cultura, e nem ordenação, deve embaçar a verdade da igualdade
dos discípulos. Os Líderes são considerados, basicamente, professores da Palavra de Deus, mais do
que pastores profissionais e muito menos sacerdotes. Todos os títulos são evitados devido ao
caráter de fraternidade entre os discípulos. Quer ordenados ou não, todos os membros da Igreja são
considerados uns pelos outros, irmãos e irmãs no Senhor. Os discípulos de Jesus observam a
verdade bíblica que o homem e mulher são iguais diante de Deus. Deus deu dignidade e
responsabilidade para os dois.
O matrimonio é sagrado. A união de um homem e de uma mulher é para a vida toda. Os fracassos e
tragédias matrimoniais são consequências do pecado. É um pecado divorciar-se de um cônjuge e
casar-se com um outro. O discípulo não vive a sua vida somente em relação com Jesus, mas
também em relação com todos os outros discípulos na Igreja. Eles aceitam reciprocamente a
responsabilidade da prática de disciplina mutua. Discípulos unidos e comprometidos a seguir os
ensinamentos de Jesus, em amor fraternal não abandonam um irmão em sua ofensa ou pecado.
Disciplina é vista, como amar um ao outro e a sua pratica é realizada dentro da congregação,
conforme o ensino de Jesus em Mateus 18.15-20. Discípulos que praticam a disciplina mútua,
amam a verdade e honestidade de coração. É improprio para eles fazerem parte de sociedades
secretas estabelecidas sob juramentos. Estas sociedades geralmente se identificam como religiões.
Temos como exemplo: a Maçonaria, Rosa Cruzes, Seicho-no-Iê e Perfeita Liberdade.
Na Igreja Cristã, os discípulos de Jesus são abertos e transparentes na suas vidas. Eles falam a
verdade. Eles praticam a honestidade e transparência de coração que não tem necessidade ou lugar
para juramentos e segredos.
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Os Menonitas são discípulos de Jesus Cristo que desejam viver o Cristianismo do Novo
Testamento. A Bíblia é a autoridade suprema em matéria de fé e prática. A Igreja é uma
comunidade voluntária de irmãos. A ética do amor rege todas as relações humanas.
UM CONVITE
A Igreja Evangélica Menonita convida a todos que desejam aceitar o senhorio de Jesus, e serem
seus discípulos, a unirem-se com os irmãos, confessando publicamente sua fé em Jesus, Senhor e
Salvador.
Esse artigo é baseado em um original de J. C. Wenger, adaptado e traduzido para o português
por Corina Camargo de Rosa em 1956, e revisado em 1979 por David Yoder. Atualizado em 2020
por Hans Gerhard Peters, com autorização da Aliança Evangélica Menonita.
A Igreja Menonita Ágape teve seu início na década de 1960, mais especificamente no ano de 1966, no bairro do Xaxim, Curitiba. Havia um conjunto habitacional novo, com muitos moradores e muitas crianças. Como não existia nenhuma igreja evangélica no bairro, um irmão da Igreja Evangélica Menonita de Curitiba, na época de fala alemã, Hans Dück, colocou a garagem de sua Kombi à disposição caso a igreja tivesse interesse em iniciar um trabalho com crianças. A filha dele, Karin Evelyne Dück, andou pelas ruas convidando as crianças. No primeiro domingo apareceram apenas duas, Mirian Mina Luchtenberg e seu irmão Ruy. Já para o domingo seguinte vieram mais crianças, pois a Mirian, conhecida pelas demais crianças do bairro, ajudou a convidá-las. Os primeiros líderes daquele trabalho foram Wally Gossen Peters, Ernesto De Veer, a Carin acima citada e Abram Pauls. Todos os domingos havia um trabalho com as crianças. Aos poucos, o pastor Gerhard Peters, sentindo o chamado para esse ministério, assumiu a responsabilidade do trabalho, sempre com a colaboração dos irmãos mencionados, e outros, como Ana Schroeder, Maria Rempel, e Rudolf Heinrichs, todos da igreja de fala alemã, e Raimundo Gaia de Souza. No ano de 1969 foram adquiridos 2 lotes pela Igreja Evangélica Menonita na Rua Francisco Derosso, 1453, de uma família menonita de nome Harder, e na sequência foi dado início à construção do templo, de madeira, o qual foi inaugurado no dia 8 de junho de 1969. O trabalho com crianças teve muito êxito, com frequência de mais de 50 aos domingos, por diversos anos. Em seguida foi investido no trabalho com jovens, pois aquelas primeiras crianças e adolescentes, agora jovens, precisavam ser acompanhados. Diversas atividades, como intercâmbios com outras igrejas menonitas foram promovidos. A “igreja mãe”, ou como conhecida na época como igreja menonita do Boqueirão, era formada somente por pessoas de fala alemã, imigrantes de colônias alemãs da Rússia, que vieram ao Brasil em 1930 e se estabeleceram em Curitiba a partir de 1934. Como os cultos naquela igreja eram somente na língua alemã, e o trabalho no Xaxim somente em português, havia uma certa dificuldade de intercâmbio e também de se associar à mesma. Como já existia a Associação Evangélica Menonita (hoje Aliança Evangélica Menonita – AEM), fundada por missionários menonitas norteamericanos no Estado de São Paulo, a então já Igreja Evangélica Menonita do Xaxim, junto com as igrejas de fala portuguesa no bairro da Vila Lindóia – Curitiba, e de Palmeira, foram associadas à AEM, em 1977. A Igreja Evangélica Menonita do Xaxim permaneceu no local original até o ano de 2002. No ano de 2000, o imóvel foi vendido e adquirido outro maior, na Rua Miguel José Grein, 87, Xaxim. Nesse novo endereço foi construído um novo templo, mais amplo, e inaugurado no dia 05/01/2002. No dia 13/03/2005, após um período de oração, foi mudado o nome para Igreja Menonita Ágape de Curitiba. Hoje a igreja conta com uma excelente equipe de pastores/pastoras, presbíteros e diáconos, e diversos ministérios, atendendo a todas as faixas de idade e grupos de interesse.
Pr. Hans G. Peters
DECLARAÇÃO DE FÉ NA PERSPECTIVA MENONITA
“Pois ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”.
1Co 3.11.
1. Cremos que existe um só Deus que se agrada de todos que se chegam a Ele por meio da
fé. Adoramos o santo, amado e eterno Deus, que é PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Deus
criou todas as coisas visíveis e invisíveis, trouxe salvação e vida nova para a humanidade,
por meio de Jesus Cristo. Ele sustenta a Igreja e todas as coisas até o final dos tempos.
Hb 11.6; Ex 20.1-6; Mt 28.19; Cl 1.13-16.
2. Cremos em Jesus Cristo, a Palavra de Deus que se encarnou. Ele é o Salvador do
mundo, que nos libertou do domínio do pecado e nos reconciliou com Deus por meio da
sua morte na cruz. Ele é o Filho de Deus, é o cabeça da Igreja, o Senhor exaltado, o
Cordeiro de Deus, que voltará para reinar eternamente.
Jo 1.1-14; Fl 2.5-11; Ef 1.22-23; Hb 1.1-4.
3. Cremos no Espírito Santo, o Eterno Espírito de Deus, que habita em Jesus Cristo, que
deu poder à Igreja, e é fonte da nossa vida em Cristo. O Espírito Santo foi derramado sobre
os que crêem dando-lhes a certeza da redenção. Mt 12.28; Jo 14 e 16.
4. Cremos que toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus, por meio do Espírito Santo,
para instrução na salvação e aperfeiçoamento na vida de acordo com a vontade de Deus,
perfeita e única verdade e padrão de vida e fé. Dirigidos pelo Espírito Santo, nós
interpretamos e ensinamos as Escrituras de acordo com a palavra e obra de Jesus Cristo.
2Tm 3.16-17; 2Pe 1.20-21; Mt 5.17.
5. Cremos que Deus criou os céus e a terra e tudo o que neles há, e que ele preserva e
cuida do que foi feito. O universo foi criado perfeito, porque Deus é bom e ele provê tudo o
que é necessário para a vida. Gn 1.1-31; Sl 104.
6. Cremos que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Deus o formou do pó da
terra e o dignificou em meio à criação. O ser humano foi criado para ter comunhão com
Deus, para viver em paz com seu semelhante e para cuidar da criação.
Gn 1.26-27; Gn 2.7-15; 1Jo 1.3.
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7. Cremos e confessamos que, desde Adão e Eva, todos desobedeceram a Deus, e
seguiram o caminho do pecado. Todos se desviaram do plano do Criador, danificaram a
imagem segundo a qual foram criados e ficaram expostos aos poderes malignos. Esse fato
provocou a separação entre Deus e o homem, entre o homem e o seu semelhante e entre
o homem e o restante da criação. Gn 3; Rm 3.23; Ef 2.1-3; Ef 6.10-12.
8. Cremos que por meio de Jesus Cristo, Deus concede salvação do pecado e uma vida
nova. Recebemos a salvação quando arrependidos recebemos a Jesus Cristo como nosso
Senhor e Salvador. Em Cristo somos reconciliados com Deus e levados a participar da
comunidade do seu povo. Colocamos nossa fé em Deus que pelo mesmo poder que
ressuscitou Jesus da morte, resgatou-nos do pecado para seguirmos Cristo e
experimentarmos a plenitude da salvação no tempo vindouro.
Jo 3.16; Jo 1.12; Rm 5.6-11; Rm 8.17-18.
9. Cremos que a Igreja é a comunhão daqueles que, pela fé recebem a salvação que Deus
oferece em Jesus Cristo. É a nova comunidade de discípulos enviados ao mundo para
proclamar o reino de Deus e a fazer conhecido o antegozo da esperança gloriosa da igreja,
um povo estabelecido e sustentado pelo Espírito Santo. At 2.37-47.
10.Cremos que a missão da Igreja é proclamar o reino de Deus e viver segundo os seus
princípios. Cristo ordenou à Igreja a fazer discípulos de todas as nações, batizar e ensinar
tudo o que Ele ordenou. Mt 28.19-20; At 1.18.
11.Cremos que o batismo com a água é uma ordem de Jesus para todos os que se
convertem. É um símbolo da purificação do pecado, testemunho perante a Igreja e o
mundo da aliança com Deus, de seguir a Jesus pelo poder do Espírito Santo. Os que
crêem e são batizados passam a fazer parte do corpo de Cristo.
Mt 28.19; Rm 6.1-4; At 2.41; 1Co 12.13.
12.Cremos que a Ceia do Senhor é uma ordem de Jesus, um símbolo pelo qual a Igreja
agradecida relembra a nova aliança que Jesus estabeleceu por meio de sua morte. Na
Ceia a Igreja renova a sua aliança com Deus e a aliança de uns com os outros. Temos
parte na morte e na vida de Cristo, o que anunciamos até a sua volta.
Mt 26.26-30; 1Co 11.23-29; Lc 22.14-20.
13.Cremos que, em lavando os pés dos discípulos, Jesus nos chama a servir um ao outro
em amor, como Ele o fez. Assim reconhecemos a nossa necessidade constante de
purificação e da renovação da nossa disposição de deixar o orgulho, o poder do mundo e,
assim, oferecer nossas vidas em humildade a amor sacrificial. Jo 13.1-35.
14.Cremos na prática da disciplina na Igreja, como sinal da graça transformadora de Deus. A
disciplina é aplicada no intento de libertar irmãos e irmãs do pecado, e restaurá-los a uma
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vida de comunhão com Deus e com a Igreja. A prática da disciplina na Igreja dá a ela o
testemunho de integridade perante o mundo. 1Ts 5.14; 1Co 5.3-5; 2Co 2.5-11; Mt 18.15-20.
15.Cremos que através dos dons que recebemos, o ministério de Cristo tem sua
continuidade. Através do Espírito Santo somos capacitados com dons para exercê-los com
a amor e poder, para assim servir na Igreja e no mundo. Cremos também, que Deus chama
de modo especial líderes, para o serviço. Cada um deve servir com o dom que recebeu e é
responsável diante de Deus e da comunidade de fé. Ef 4.7-12; Rm 12.3-8; 1Co 12.1-11.
16.Cremos que a Igreja de Jesus Cristo é um corpo com muitos membros, que são
ajustados e ligados pelo Espírito Santo par serem casa espiritual de Deus.
1Co 12.12-14; 1Pe 2.5; Ef 4.16.
17.Cremos que Jesus Cristo nos chamou para sermos discípulos, negarmos a nós mesmos,
tomar a cruz e segui-lo. Através da graça salvadora de Deus, nós recebemos o poder para
sermos seus discípulos, cheios do Espírito Santo, obedecendo aos seus ensinamentos,
dispostos a sofrer e, assim, viver vitoriosamente. Se formos fiéis no caminho do Senhor,
tornar-nos-emos semelhantes a Cristo, afastando-nos cada vez mais do mal que há no
mundo. Mt 28.18-20; Lc 14.25-33; Jo 13.34-35.
18.Cremos que para ser um discípulo de Jesus devemos conhecer a vida no Espírito. Se a
vida, a morte e a ressurreição de Jesus estiverem impregnados em nós, cresceremos à
imagem de Cristo e, na comunhão com Deus. Na adoração individual e da comunidade, o
Espírito Santo está presente atuando e nos levando a uma experiência cada vez mais
profunda com Deus. Ef 5.18; Gl 5.16,25; Rm 8.9.
19.Cremos que, de acordo com o plano criador de Deus, a vida humana começa na família e
é abençoada pela família. É também o desejo de Deus, que cada um venha a fazer parte
da família de Deus, a Igreja. Todos, solteiros, casados e viúvos, dão e recebem ensino e
cura na Igreja, havendo assim crescimento no aperfeiçoamento que Deus deseja. Somos
chamados a levar uma vida pura, de amor e de fé. Gn 1.28-31; Ef 5.25-33; Ef 2.19-22.
20.Cremos que devemos falar a verdade. Nosso sim será sim, nosso não será não.
Devemos nos abster do juramento. Ef 4.15; Tg 5.12; Mt 5.34-37.
21.Cremos que tudo pertence a Deus. Deus chama a Igreja para ser a fiel cuidadora do que a
nós foi confiado e a descansar na promessa da justiça de Deus. Sl 89.11.
22.Cremos que a paz é a vontade de Deus. Deus criou o mundo em harmonia e paz. Jesus
nos mostrou a perfeita paz. Guiados pelo Espírito Santo e seguindo a Cristo, que é a
nossa paz, promoveremos a paz, faremos o que é justo, reconciliar-nos-emos, resistiremos
pacificamente, não praticando a violência em qualquer situação da vida.
Mt 5.19,44; Rm 12.17-21.
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23.Cremos que a Igreja é a nação santa de Deus; chamada a uma fidelidade incondicional,
em submissão a Cristo, para ser testemunha do amor a todos os povos. Entendemos que
devemos ser submissos ao governo, enquanto este não viole os princípios de Deus.
Rm 13.1-7; At 5.29; 1Tm 2.1-4; 1Pe 2.9
24. Cremos que devemos colocar nossa esperança no Reino de Deus que se completará com
a volta de Cristo o qual virá em poder e glória, para julgar os vivos e os mortos. Ele
arrebatará a sua Igreja, que já vive no Reino de Deus. Aguardamos o vitória final de Deus,
o fim deste tempo de lutas, a ressurreição dos mortos, o novo céu e a nova terra, onde o
povo de Deus reinará com Cristo em justiça e perfeita paz para todo o sempre.
1Ts 4.15-17; Ap 20.5-15; 1Co 15.53-57.
¨Ser uma igreja por excelência, comprometida com a Palavra de Deus, onde pessoas de todos os povos, raças e nações vivam em comunhão, por meio do amor de Deus que está em Cristo Jesus.¨
¨Conduzir as pessoas a uma reconciliação e a um relacionamento íntimo com Deus e os homens, por meio do poder do Espírito Santo, ajudando-as a se tornarem autênticos discípulos de Jesus Cristo.¨
1-Jesus: O centro da nossa fé
2- Comunidade: O centro de nossas vidas
3- Reconciliação: O centro de nosso Ministério
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VENHA ESTAR CONOSCO E TER UMA EXPERIÊNCIA PROFUNDA COM O ESPÍRITO SANTO.
Encontro de Homens Ministério de homens Atos 29 Encontro de homens Um tempo de comunhão, meditação na palavra, troca de experiências, conversas e diversão.
Um tempo de renovação no casamento, cura no relacionamento, tempo de ouvir a Deus e refletir sobre a importância do casamento e da família, um tempo de restauração e fortalecimento do amor.